Respirar no Watsu






De uma forma muito clara, a respiração ajuda a criar equilíbrio, ajuda à escuta profunda, permite honrar a potencialidade, confiar nos ritmos, dá oportunidade à força vital para emergir e aumenta a nossa percepção.

No decorrer de uma sessão de Watsu a respiração altera-se várias vezes. 
Pode ser uma respiração profunda com inspirações lentas, expirações lentas, pausas demoradas entre ambas. Muitas vezes esta profundidade é muito evidente quando são inspirações e expirações de "peito cheio", mas também podem ser pouco evidentes fazendo parecer que o receptor não está a respirar por aguentar muito tempo sem ar e fazer pausas muito longas e inspirações muito suaves.
Pode ser uma respiração superficial com inspirações e expirações curtas, rápidas, sem pausas perceptíveis entre ambas.
Por vezes, a respiração está também associada à vocalização e os sons podem ser igualmente libertadores ou prazerosos.

Respirar não serve apenas para levar o oxigénio às nossas células, preencher os pulmões nas trocas gasosas, oxigenar o nosso sangue e controlar o seu pH.
Respirar pode ser uma forma de deitar o outro, de aceitar o toque, de libertar tensão, de deixar ir o que não serve para deixar entrar o novo e, assim, renovar. 
Pode ser uma forma de permitir-se ser.
Pode, ainda, ser uma forma de nos limitarmos, de limitarmos a nossa vida, quando limitamos a nossa respiração. Esta limitação é quase sempre inconsciente, uma vez que respirar é um acto constante, cíclico e inconsciente no nosso dia-a-dia e não precisamos de parar para pensar em respirar, nem como respiramos, nem quantas vezes, nem que quantidade de ar precisamos a cada momento. O nosso corpo tem a habilidade e a sabedoria para respirar de uma forma "automática".

Assim, a respiração é instrumento de percepção e manifesta-se sempre muito útil no decorrer de uma sessão: o peso do corpo altera-se e alterna entre o mais e o menos leve, o alongamento pode ser maior ou menor, a pressão nos pontos correspondentes aos meridianos pode ser mais ou menos profunda, a amplitude do movimento pode ser maior ou menor...

O respeito pela respiração e a sua importância leva-nos muitas vezes ao silêncio da procura, da escuta, do acompanhamento, do estímulo, de testemunhar apenas um ser que respira, que tem vida... e de um corpo com sabedoria que se manifesta sem palavras na nossa frente.

Dar tempo e espaço para o corpo respirar, receber, integrar. 
E dar tempo e espaço para o corpo respirar, deixar ir, libertar e ser.
Respirar pode fazer e faz maravilhas por nós!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

The shape of Water