QUE ELEFANTE É ESTE, NO MEIO DA NOSSA SALA?
Por Alda Lopes

Deixo-vos o meu primeiro comunicado como Terapeuta Profissional de Watsu®, com mais de 1000 (sim, mil) horas de formação certificada e com obrigação ética e moral de esclarecer quem nos segue, quem nos procura, quem precisa e beneficia desta Terapia Aquática.

É muito fácil ficarmos apaixonados pelo Watsu e querermos aprendê-lo. 
É genuína a vontade de o partilharmos com o mundo, com que ficamos quando fazemos um curso.
Mas, não posso deixar de manifestar a minha profunda tristeza quando vejo colegas que anunciam sessões de Watsu®sem as devidas habilitações ou ensinam Watsu®sem sequer terem terminado a formação como alunos. 
Sinto-me desrespeitada como profissional. E sinto que o valor terapêutico, real e potêncial do Watsu, nesses casos, fica reduzido a uma curiosidade e a um "chico-espertismo", porque o Watsu não é só uma técnica que se aplica num corpo. É mais, muito mais do que isso. E é por isso que é tão especial. 

Há um elefante no meio da nossa sala. Alguns conseguem vê-lo, alguns ignoram e outros nunca viram um elefante desta espécie e, por isso, não sabem identificá-lo.
Por isso, recomendo a todos os que procuram o Watsu, que se informem e que percebam as diferenças. E, depois, são sempre livres de escolher, mas de forma informada e consciente.
Este post tem como objectivo: esclarecer.

1) Alunos de Watsu®:
São alunos que ainda não concluíram a formação e não podem, por isso, anunciar sessões de Watsu®cobrando um valor a quem as queira receber. 
Podem e devem, contudo, oferecer sessões de prática gratuitas. 
Só a conclusão da formação completa, como em qualquer formação profissional, habilita um aluno a ser reconhecido como sendo Terapeuta Profissional de Watsu®.


2) Watsu®Provider
São alunos que ainda não concluíram a formação, mas podem oferecer sessões de Watsu após conclusão de: cursos de Watsu 1 e 2; 20 sessões de prática registadas; repetição do curso Watsu 2 com Demonstração de competência e aprovação final de um Instrutor. O aluno deve ainda comprometer-se a prosseguir a sua formação até concluir a totalidade de 520 horas e ser registado como Watsu Practitioner nos registos da WABA.


3) Terapeutas profissionais têm um certificado que o comprova.
Qualquer Terapeuta Profissional de Watsu®possui um certificado que comprova a sua habilitação. Esse certificado, emitido pela entidade que regula o Watsu®no mundo, diz que XXX é WATSU®PRACTITIONER. Todos os certificados de cursos concluídos no decorrer da formação de Watsu®, identificam oalunoe não o praticante.

4) Watsu®é uma marca registada e protegida, em Portugal e no mundo.

O Watsu®, o seu criador, os seus professores, os profissionais, os alunos que estão no seu caminho e os próprios clientes, merecem ser respeitados na sua totalidade e não apenas por conveniência de quem gosta muito da técnica, mas não respeita o curriculum definido para chegar a profissional.

Se não concordam com o caminho definido, podem sempre escolher fazer outra coisa na vida. Têm essa liberdade, esse direito e, no limite, esse dever. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Watsu e a dor